Para√≠ba SETOR DE SERVIÇOS

Setor de serviços na Paraíba cresce 8,5% e registra maior expansão do Nordeste em 2023, revela IBGE

O √≠ndice paraibano no acumulado de janeiro a dezembro (8,5%) tamb√©m foi destaque nacional, alcançando o 4¬ļ maior crescimento entre as 26 unidades da federação e o Distrito Federal

Por Da redação

11/02/2024 às 09:43:51 - Atualizado h√°
Foto: Reprodução

O volume do setor de serviços na Paraíba apresentou o maior crescimento da Região Nordeste em 2023, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que foram divulgados nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Paraíba registrou alta de 8,5% sobre o ano de 2022, bem acima do País (2,3%). É o terceiro ano consecutivo de forte expansão no setor no Estado da Paraíba. Nos anos de 2021 e 2022, as taxas de expansão cresceram 9,1%, e 12,1%, respectivamente.

O índice paraibano no acumulado de janeiro a dezembro (8,5%) também foi destaque nacional, alcançando o 4¬ļ maior crescimento entre as 26 unidades da federação e o Distrito Federal, atr√°s apenas dos estados de Mato Grosso (16,4%), Paran√° (11,2%) e Tocantins (11%).

DESEMPENHO DAS ATIVIDADES – Quatro das cinco atividades da Pesquisa Mensal de Serviços tiveram taxas positivas em 2023. A pesquisa apontou ainda que 55,4% dos 166 tipos de serviços analisados tiveram crescimento. Os destaques ficaram por conta dos serviços de informação e comunicação e de profissionais, administrativos e complementares.

"No primeiro, os principais impactos foram do aumento das receitas das empresas que atuam nos segmentos de telecomunicações; desenvolvimento e licenciamento de softwares; desenvolvimento de programas de computador sob encomenda; tratamentos de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet; e portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet", detalhou o IBGE.

A expansão de locação de automóveis; de serviços de engenharia; de cobranças e informações cadastrais; de atividades de intermediação de negócios em geral; e de ag√™ncias de viagens favoreceu o resultado dos serviços profissionais, administrativos e complementares.


Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

Portal PB Alerta

© 2024 Copyright © 2024 PB Alerta. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do PB Alerta e suas subdivisões. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal PB Alerta