Exército se apresenta na 69ª Zona Eleitoral para fiscalizar eleições em São Bento e Paulista
A requisição dessas tropas foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após demandas feitas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB)
A presença das tropas federais já começou a ser percebida na Paraíba para garantir a segurança durante as Eleições Municipais de 2024. Seis cidades foram designadas para receber esse reforço das Forças Armadas, visando assegurar a tranquilidade no processo eleitoral. Entre elas estão São Bento e Paulista, na área de abrangência da 69ª Zona Eleitoral, onde as equipes do Exército, compostas por mais de 100 militares, já se apresentaram para as operações.
Na 69ª Zona Eleitoral, as tropas, designadas pelo 16º Batalhão de Infantaria Motorizado (Batalhão Itapiru) de Natal, Rio Grande do Norte, são lideradas por um capitão e contam com o suporte de três tenentes, além de um contingente de sargentos, cabos e soldados. O trabalho dessas tropas será coordenado com a Polícia Militar, com foco em ações de segurança ostensiva, enquanto a Polícia Federal e a Polícia Civil atuarão como órgãos de Polícia Judiciária, respondendo a eventuais crimes eleitorais.
O reforço militar é parte da estratégia para evitar qualquer tipo de interferência no processo democrático, considerando, especialmente, o cenário acirrado em algumas cidades. A Justiça Eleitoral espera que a presença das tropas federais intimide práticas ilícitas, como compra de votos e coação de eleitores, reforçando a confiança da população nas eleições.
COMENTÁRIOS