Exército se apresenta na 69ª Zona Eleitoral para fiscalizar eleições em São Bento e Paulista

Seja bem-vindo
Sousa,21/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Exército se apresenta na 69ª Zona Eleitoral para fiscalizar eleições em São Bento e Paulista

A requisição dessas tropas foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após demandas feitas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB)


Exército se apresenta na 69ª Zona Eleitoral para fiscalizar eleições em São Bento e Paulista Foto: Reprodução/Agência Brasil

A presença das tropas federais já começou a ser percebida na Paraíba para garantir a segurança durante as Eleições Municipais de 2024. Seis cidades foram designadas para receber esse reforço das Forças Armadas, visando assegurar a tranquilidade no processo eleitoral. Entre elas estão São Bento e Paulista, na área de abrangência da 69ª Zona Eleitoral, onde as equipes do Exército, compostas por mais de 100 militares, já se apresentaram para as operações.

Publicidade
A requisição dessas tropas foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após demandas feitas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), com o objetivo de reforçar o policiamento ostensivo e preventivo em municípios com histórico de tensões eleitorais. As cidades de Bayeux, Campina Grande, Pombal, Paulista e São Bento estão entre as localidades que receberão o apoio federal, reforçando a segurança nos colégios eleitorais e arredores.

Na 69ª Zona Eleitoral, as tropas, designadas pelo 16º Batalhão de Infantaria Motorizado (Batalhão Itapiru) de Natal, Rio Grande do Norte, são lideradas por um capitão e contam com o suporte de três tenentes, além de um contingente de sargentos, cabos e soldados. O trabalho dessas tropas será coordenado com a Polícia Militar, com foco em ações de segurança ostensiva, enquanto a Polícia Federal e a Polícia Civil atuarão como órgãos de Polícia Judiciária, respondendo a eventuais crimes eleitorais.

O reforço militar é parte da estratégia para evitar qualquer tipo de interferência no processo democrático, considerando, especialmente, o cenário acirrado em algumas cidades. A Justiça Eleitoral espera que a presença das tropas federais intimide práticas ilícitas, como compra de votos e coação de eleitores, reforçando a confiança da população nas eleições.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.