![]() |
Foto: Elielton Anjos |
DA REDAÇÃO – No estádio Almeidão, em João Pessoa, Botafogo-PB e Sousa se enfrentaram no segundo e decisivo jogo das finais do Campeonato Paraibano de 2025. Em uma partida repleta de emoção, um gol marcado por Elielton aos 41 minutos do segundo tempo garantiu o empate por 1 a 1 e, somado à vitória por 1 a 0 no Marizão, assegurou o tetracampeonato do Dinossauro. Esta foi a segunda conquista consecutiva da equipe sertaneja sobre o Belo na capital paraibana.
O técnico João Burse escalou o Botafogo-PB com força máxima: Wallace, Lucas Lopes, Reniê, Wendel Lomar, Evandro; Gama, Thallyson, Guilherme Santos; Rafinha, Rodrigo Alves e Henrique Dourado. Do outro lado, o Sousa, comandado por Paulo Foiani, entrou em campo com Bruno Fuso, Iranilson, Uesles, Marcelo Duarte, Fernando Ceará; Hebert Cristian, Patrik Dias, Welisson, Felipe Jacaré; Ian Augusto e Diego Ceará.
Desde o apito inicial, o Botafogo-PB pressionou e abriu o placar aos 19 minutos do primeiro tempo. Após uma roubada de bola pela esquerda, Guilherme Santos recebeu na entrada da área e bateu colocado, de canhota, no canto direito do goleiro Bruno Fuso, que não teve reação. A torcida botafoguense explodiu em festa.
Percebendo a instabilidade de sua equipe, o técnico Paulo Foiani fez mudanças ainda no primeiro tempo, sacando Felipe Jacaré e Welisson para as entradas de Luan Rodrigues e Wellington Nunes. No início da etapa complementar, João Burse também mexeu, substituindo Rafinha por Riquelmo.
O Sousa teve sua primeira chegada perigosa aos 13 minutos do segundo tempo, quando Luan Rodrigues encontrou Wellington Nunes, que bateu de canhota, mas a bola passou perto do poste direito de Wallace. Aos 20 minutos, o Belo trocou Gama por JP Iseppe, enquanto o Dinossauro substituiu Diego Ceará e Hebert Cristian por Elielton e Pedro Lima.
Momentos depois, um lance polêmico agitou a partida. Riquelmo invadiu a área e tentou driblar Bruno Fuso, mas acabou se jogando e pediu pênalti. O árbitro aplicou cartão amarelo por simulação, decisão confirmada pelo VAR.
Nos minutos finais, o Botafogo-PB realizou suas últimas alterações com as entradas de Igor Maduro, Gustavo Ramos e Erick nos lugares de Thallyson, Rodrigo Alves e Lucas Lopes. No entanto, aos 41 minutos, em um contra-ataque veloz, Wellington Nunes deu um passe preciso para Elielton, que driblou Wendel Lomar e, de canhota, mandou para o fundo das redes, silenciando o Almeidão e decretando o empate.
Com o resultado, o Sousa garantiu o bicampeonato consecutivo e o quarto título estadual de sua história. Agora, as equipes terão cerca de duas semanas de preparação antes de suas estreias nos campeonatos nacionais: o Botafogo-PB na Série C e o Sousa na Série D, ambos com início previsto para o fim de semana de 13 de abril.
Aqui está a matéria sobre a final do Campeonato Paraibano de 2025! Se quiser ajustes ou mais detalhes, é só avisar.
Fonte: PBAlerta