![]() |
Foto: Reprodução/Rede Social |
DA REDAÇÃO – Na noite dessa sexta-feira (21), luzes misteriosas no céu chamaram a atenção de moradores de diversas cidades da Paraíba, gerando especulações e curiosidade. O fenômeno foi registrado em um vídeo enviado ao Repórter Caveira, que mostra luzes estranhas cruzando o céu da zona rural de Joca Claudino, no Sítio Russas, região de Uiraúna, no Sertão paraibano.
O vídeo, mostra as luzes se movendo rapidamente no céu, dando a impressão de serem restos de um foguete ou lixo espacial. O morador que gravou o momento não conseguiu identificar de imediato o que estava ocorrendo, mas ficou impressionado com a velocidade e intensidade do fenômeno. "As luzes passavam muito rápidas, parecia algo muito grande queimando", afirmou.
A suspeita de que as luzes poderiam ser decorrentes de um fenômeno relacionado a lixo espacial. O fenômeno observado coincide com a reentrada na atmosfera de destroços do foguete lançado no dia 8 de fevereiro de 2025. O foguete, parte de uma missão para colocar em órbita cinco satélites destinados ao serviço de Internet das Coisas (IoT), estava em sua trajetória de desintegração, como ocorre quando restos de foguetes reentram na atmosfera terrestre.
Quando essas partes do foguete entram em alta velocidade na atmosfera, elas se despedaçam e geram um intenso aquecimento, causando a vaporização das peças. Esse processo é responsável pelas luzes brilhantes vistas por muitas pessoas. O show de luzes, portanto, é resultado da incineração do lixo espacial enquanto ele se desintegra, mas, em alguns casos, partes desse material podem resistir e cair na Terra.
Em um dos vídeos que circularam pelas redes sociais, um homem, visivelmente impressionado, descreve as luzes como assustadoras. "Pareciam como se fossem explosões no céu, era algo que eu nunca tinha visto antes", comentou o morador.
Embora o fenômeno tenha causado alvoroço e um certo medo em algumas pessoas, especialistas alertam que, apesar de visualmente impressionante, a queda de destroços espaciais é um evento relativamente raro e, na maioria das vezes, sem riscos diretos para a população. Mesmo assim, a curiosidade sobre os mistérios do espaço e a natureza do fenômeno continuam a gerar discussões nas redes sociais.
A presença de lixo espacial em órbita continua sendo um desafio crescente para a ciência espacial. Cada vez mais, com o aumento do número de lançamentos de satélites e foguetes, a quantidade de detritos na órbita da Terra tem se tornado uma preocupação, exigindo esforços para monitorar e mitigar o impacto desses resíduos.
Enquanto isso, moradores seguem compartilhando suas experiências com o fenômeno luminoso que, para muitos, será um mistério guardado para sempre no céu do Sertão.
Por Repórter Caveira – PBAlerta