A Polícia Civil informou que a jovem Natany Alves, de 20 anos, sequestrada na saída de uma igreja evangélica na cidade de Quixeramobim, no interior do Ceará, foi morta a pedradas por três homens em situação de rua que queriam "pagar uma dívida". Em depoimento, os suspeitos, que não tiveram a identidade revelada, alegaram que não tinham a intenção de assasinar a vítima, mas apenas roubar o veículo. A decisão de matar a jovem ocorreu após ela, supostamente, agredir um dos acusados.
Natany foi feita refém no próprio carro e encontrada morta horas depois em uma cidade vizinha, neste domingo (16). Ela havia saído da igreja para buscar algo no carro quando foi rendida pelos criminosos na Rua Tabelião Miguel Câmara, no Centro de Quixeramobim. Câmeras de segurança da região registraram um dos homens invadindo o veículo pela porta do motorista. Ela tentou sair pela porta do lado do passageiro, mas foi impedida.
— Tudo indica que foi um crime de oportunidade por conta de dívidas. Planejaram o roubo para fazer o pagamento da dívida. Os suspeitos se conheciam, mas não tinham relação com a vítima. Eles não relatam o que seria a dívida, mas provavelmente é relacionada a droga — afirma o delegado Pedro Viana, diretor do departamento de polícia do interior sul.
À polícia, no entanto, os suspeitos não informaram o motivo de terem abandonado o carro, visto que, segundo eles, a intenção do crime era obter dinheiro para sanar a dívida de um deles.
Vítima teria reagido com pedrada
Os criminosos dirigiram com ela no carro até o sítio laranjeiras, na Zona Rural, e sem explicar o motivo à polícia, teriam tirado ela do carro e a levado para uma área de mata. Neste momento, segundo os homens, Natany teria atirado uma pedra contra um dos suspeitos, que revidou, matando-a a pedradas. Exames periciais apontaram que a vítima não foi vítima de estupro.
Horas depois, o carro de Natany foi abandonado pelos criminiosos na Rua Francisco Eneas de Lima, na cidade de Quixadá, a 43 quilômetros de distância do município que ela foi levada, próximo à casa da filha de um dos envolvidos. Imagens de uma câmera mostram o momento que o carro foi estacionado no Centro do município, os três suspeitos saíram do veículo e fugiram caminhando.
— Os relatos se baseiam no relato deles (dos acusados). Não existe ainda elemento que demonstra que não havia a intenção de executar a vítima. Depois de executado o crime (de roubo), eles matam a vítima muito provavelmente ou certamente com o objetivo de que ela não viesse a depor em desfavor deles. Os três foram autores de homicídio. Os três participaram dessa captura, dessa restrição de liberdade, com a finalidade ou não de subtrair o veículo — pontuou Ismael Araújo, agente do departamento de inteligência policial do Ceará.
Após oitivas e levantamento policiais, eles foram autuados em flagrante pelo crime de latrocínio, que é o roubo seguido de morte, e colocados à disposição da Justiça.
Dos três envolvidos, um tem antecedente por injúria no contexto de violência doméstica, e outro, tinha um mandado de prisão por roubo em aberto desde 2005.
Suspeitos de matar jovem
De acordo com o inquérito, os criminosos confessaram o latrocínio. O trio foi preso em Quixadá.
Conforme o depoimento de um dos suspeitos presos, Francisco Márcio Freire, 43, o trio passou a madrugada anterior ao crime usando drogas na rodoviária de Quixeramobim. Os homens teriam começado a planejar um assalto para que Márcio conseguisse pagar uma dívida.
Ele e os outros dois envolvidos, Francisco Teodosio Ramos Neto, 43, e Jardson do Nascimento Silva, 23, teriam saído em busca de um carro e avistaram a vítima entrando no veículo modelo Renault Kwid na tarde desse domingo, 16.
Ainda de acordo com o inquérito, que traz o depoimento dos três suspeitos, Márcio teria anunciado o assalto e o grupo entrou no carro de Natany, sequestrando a jovem. Imagens de câmera de segurança capturaram o momento em que a vítima foi abordada.
PBAlerta